16 MAI 2024
GABINETE DA PREFEITA
SAÚDE
Luta antimanicomial: ato municipal é marcado por intervenções artísticas dos usuários da Raps Contagem

Na tarde dessa quarta-feira (15/5), o Espaço Popular Eldorado recebeu o Ato Municipal da Luta Antimanicomial. Com o tema “Do Rio ao Mar”: somos povos que navegam em confluências contra genocídios para justiça triunfar”, o encontro reuniu usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), servidores e familiares, que celebraram a data com muita alegria e emoção.

O evento que reforçou o cuidado com a saúde mental de forma humanizada estimulando à inserção social, contou com danças, músicas, dinâmicas e exposição dos trabalhos realizados nos pontos Teias, Projeto “Meu Rolê” e no Centro de Convivência.

A prefeita Marília Campos destacou a importância do fortalecimento das políticas públicas em prol da rede de saúde mental e da circulação e pertencimento dos usuários da Raps Contagem nos espaços públicos. “A gente aprimora, a cada dia, as políticas públicas para que as pessoas que têm qualquer tipo de transtorno sejam tratadas de forma adequada, estimulando a convivência e não permitindo a exclusão deste segmento da sociedade. Estou aqui para legitimar essas políticas, que têm avançado muito”, afirmou.

Dança, música, dinâmicas e exposição de trabalhos realizados nos pontos Teias marcaram o Ato Municipal da Luta Antimanicomial em Contagem
Fotos: Janine Moraes/PMC

Neste ano em Contagem, o Dia da Luta Antimanicomial, celebrado nacionalmente em 18 de maio, recebeu uma programação ainda mais especial com o Circuito Antimanicomial, que foi iniciado no dia 18 de abril e percorreu as oito regiões da cidade até o encerramento da programação.

"As pessoas que têm qualquer tipo de transtorno
devem ser tratadas de forma adequada,
estimulando a convivência e não permitindo
a exclusão deste segmento da sociedade."

Prefeita Marília Campos

Para o usuário da Raps Contagem, Publio Barbosa, o trabalho da rede psicossocial é fundamental para a garantia do direito de cidadania. “Em nome de todos que participam do tratamento psicossocial agradeço pela presença de cada um aqui nesse dia tão especial. Hoje nós podemos ter a liberdade de nos expressarmos e dizer o que somos, isso é muito gratificante”, pontuou.

A superintendente de Redes de Atenção à Saúde, Júlia Diniz, lembrou dos projetos que vêm sendo desenvolvidos no município no âmbito da Raps. “Hoje nós temos o “Meu Rolê” em todas as regiões de Contagem, colocando essas crianças maravilhosas para enfeitar a nossa cidade. Temos também o “Teia”, levando beleza e cultura para as oito regiões. Além dos nossos Caps que estão crescendo. Hoje é isso que nós temos que agradecer, as parcerias e as nossas equipes que fazem a Raps de Contagem cada vez mais robusta, participativa e engajada”, disse.

A contagense Maria de Lourdes da Silva, moradora da região Eldorado, contou que ficou muito feliz e emocionada ao ver o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade no âmbito da saúde mental. “Estou muito alegre de conhecer esse trabalho. Não conhecia, mas saio daqui hoje mais esperançosa em saber que a Prefeitura vem desenvolvendo esse trabalho tão bonito e importante.”, afirmou.

O ato municipal foi encerrado com os usuários cantando e tocando: “A liberdade é o caminho para o mar. É o cuidado, a intenção é o astral. A intenção de respeitar cada indivíduo e superar o preconceito”.

Ato Estadual

Na sexta-feira (17/5), cerca de 250 pessoas, entre trabalhadores e usuários da Raps Contagem, vão participar do desfile do Bloco Liberdade ainda que Tam-Tam, que faz parte do ato estadual, construído junto ao Fórum Mineiro de Saúde Mental.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC

Autor: jornalista Laura Oliveira / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo